Durante a semana o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Joinville e Região tentou junto a administração do Hospital Nossa Senhora das Graças resolver os problemas que causam descontentamentos dos trabalhadores da unidade. Para o presidente do Sindicato, Lorival Pisetta, os trabalhadores estão descontentes, principalmente pela remuneração que recebem.  “Queremos que o hospital cresça e atenda muito bem a população, mas que o trabalhador também receba um salário justo”, explica.

Na quarta-feira, dia 11, pela manhã membros da direção do sindicato se reuniram com representantes do Poder Executivo de São Francisco do Sul, da administração do hospital e do Instituto Acqua, que assume os trabalhos a partir de abril. Na conversa os representantes da gestão do hospital foram categóricos em afirmar que neste momento não existe nenhuma proposta de reajuste salarial.

Durante a noite os trabalhadores e sindicato se reuniram em assembleia na sede da Associação dos Servidores Públicos de São Francisco do Sul e decidiram continuar em busca de um Acordo Coletivo e de melhorias nas condições de trabalho. “O nosso trabalho foi referendado pelos funcionários do hospital e estamos no caminho certo. Vamos continuar na luta para elevar o salário, que é o mais baixo da categoria”, diz Pisetta.

Na proposta do Acordo Coletivo estão as melhorias salariais, a implantação do vale alimentação, auxílio transporte, auxílio creche, plano de saúde entre outros. Há ainda uma cobrança dos trabalhadores para que o empregador rescinda os contratos dos que não desejarem mais permanecer no local de trabalho. Conforme declarações dos funcionários presentes na assembleia, esta proposta foi repassada a eles quando a Prefeitura interviu na Gestão da Cruz Vermelha. (Segue em anexo as 18 reivindicações realizadas pelos trabalhadores).

Foto: esquerda para direita – Mariana Caodaglio (Instituto Acqua), Ana Paula Caodaglio (Instituto Acqua), Almir Alexandre (Sind. Da Saúde), Lorival Piseta (Presidente do Sind. Da Saúde), Lucio Daniel Junior (Diretor Geral do Hospital Nossa Senhora da Graça), Marcio Luiz Teixeira (Prefeitura de São Francisco do Sul), Silvio Tironi (Sind. Da Saúde) e Selma Edinaelza de Oliveira (Sind. Da Saúde).