A direção do Sindicato dos Empregados de Saúde já fez a entrega da pauta de reivindicações conforme aprovado nas assembleias realizadas em Joinville, Jaraguá do Sul e São Francisco do Sul, ao Sindicato dos Estabelecimentos de Serviço de Saúde da Região e ao Sindicato dos Laboratórios de Análises Clínicas de Santa Catarina. O presidente do Sindicato dos Empregados de Saúde, Lorival Pisetta, diz que nos ofícios estão partes das cláusulas que compõe a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). “Queremos renovar algumas cláusulas e melhorar outras”, comenta.
A pauta de reivindicações contempla 40 itens. As 19 que os trabalhadores querem negociar estão os salários. A proposta é a reposição da inflação do período de 1º de novembro do ano passado até 31 de outubro deste ano, conforme o INPC/IBGE. Quanto ao aumento real de salário, ou seja, o valor além da inflação, os empregados da saúde querem 5%.
Outros itens são: aumento do salário normativo, pisos salariais, adicional por tempo de serviço, prêmio assiduidade mensal, participação nos lucros e/ou resultados, redução da jornada de trabalho e outros. A data base para a categoria é dia 1º de novembro. E a expectativa do presidente do sindicato é de que a CCT seja assinada pelas partes ainda durante o mês. “Queremos garantir que os empregados recebam os reajustes já no inicio de dezembro, como pagamento do mês anterior”, diz.
Confira abaixo os ofícios entregues.