A diretoria do Sindicato dos Empregados de Saúde de Joinville e Região participará, nesta sexta-feira, dia 17, as 14h, da Audiência Pública na Assembleia Legislativa de Santa Catarina que irá  tratar dos projetos que estão tramitando no Congresso Nacional. "Estamos acompanhando os debates preocupados com o rumo das ações do Senado Federal", comenta Almir Alexandre, diretor da subsede de Jaraguá do Sul. Temas como direito dos trabalhadores, Previdência Social, trabalho escravo, terceirização e negociações coletivas estarão no debate. 

 

O debate promovido pela Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal presidida pelo Senador Paulo Paim (PT-RS) e é aberto ao público. O encontro faz parte do calendário unificado de debates da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social, lançada no dia 31 de maio. Paim tem criticado a reforma da Previdência Social e denunciado que o fim do Ministério da Previdência Social, pasta que foi incorporada ao Ministério da Fazenda, servirá para prejudicar os trabalhadores brasileiros. “A Previdência não precisa de reforma, tendo em vista que o superávit chegou a mais de R$ 54 bilhões em 2014. O que temos é a falácia do rombo da Previdência como pretexto para tirar os direitos dos trabalhadores e aposentados”, afirma. 

 

Para o diretor do Sindicato, todos os temas tem preocupado os trabalhadores, mas a terceirização e a aposentadoria são os mais graves. "Se aprovados os projetos que estão em tramitação eles trarão grandes prejuízos a todos os trabalhadores", relata Alexandre. Um dos projetos em questão é o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 30/2015, que deixa a terceirização irrestrita.

 

Alexandre diz que após a Audiência Pública o movimento sindical deve unificar forças para pressionar o Senado para não aprovar as mudanças. "Vamos mostrar aos senadores que as alterações irão precarizar as condições de trabalho, os direitos e salários de toda a classe trabalhadora", afirma. 

 

Audiência Pública sobre Direito dos Trabalhadores
Dia 17 de junho
Horário: 14h
Local: Assembleia Legislativa do Estado de SC
Temas: Previdência Social, Trabalho Escravo, Terceirização, Negociações e Democracia
Realização: Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado.